NENHUM PROJETO, POR MAIS GRANDIOSO QUE POSSA PARECER, FARÁ O MENOR SENTIDO, SE NÃO TIVER POR ESSÊNCIA MELHORAR O MUNDO: GERAR FELICIDADE.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Espécie em agonia


ERAM, APROXIMADAMENTE, DUAS HORAS DA MADRUGADA, QUANDO SENTI UNS PASSOS VINDOS DE FORMA LENTA. UM ENORME FOCO DE LUZ SE DESTACAVA NA ESCURIDÃO CRIANDO UMA ESPÉCIE DE TÚNEL ENCANDESCENTE. O BARULHO DAS PASSADAS ECOAVAM NO SILÊNCIO DA FLORESTA ADORMECIDA. DE REPENTE SENTI UMA FORTE DOR: O GOLPE DE UM INSTRUMENTO CORTANTE A VARAR MEU CORPO INDEFESO. A LUA, MINHA ÚNICA COMPANHEIRA, BRILHAVA ESPLENDOROSA ENTRE AS ESTRELAS E ASSISTIA COMOVIDA AO MEU SOFRIMENTO.
NAQUELE INSTANTE, GRITEI COMO NUNCA FIZERA, NA ESPERANÇA DE SER SOCORRIDA POR ALGUÉM, TODAVIA O MEU GRITO SE PERDIA NA IMENSIDÃO E NÃO ERA OUVIDO PELOS MEUS ALGOZES, POIS, APESAR DE SERMOS PARTES DE UM MESMO AMBIENTE, DE UMA MESMA NATUREZA, FILHOS DE UM MESMO PAI, PERTENCEMOS A REINOS DIFERENTES, EU, DO VEGETAL, ELES , DO ANIMAL. TALVEZ, POR SEREM DOTADOS DE CAPACIDADE DE LOCOMOÇÃO E AÇÃO, ACHEM-SE SUPERIORES AOS DA MINHA ESPÉCIE.
ENQUANTO AGONIZAVA, SENTINDO MEU CORPO SER LITERALMENTE ESQUARTEJADO PELOS TAIS SERES DITOS ANIMAIS RACIONAIS, FICAVA A ME QUESTIONAR: QUE TIPO SÃO ESTES QUE DESTROEM A SI PRÓPRIOS? AFINAL AO ME MATAREM, ESTARÃO PROVOCANDO UMA SÉRIE DE CONSEQUÊNCIAS IRREVERSÍVEIS PARA O NOSSO PLANETA. DIMINUIRÃO O NÍVEL DE OXIGÊNIO PRODUZIDO POR NÓS DA ESPÉCIE VEGETAL, PROVOCARÃO UM MAIOR AQUECIMENTO NA ATMOSFERA, O QUE ACARRETARÁ EM DANOS PARA TODAS AS ESPÉCIES DO PLANETA.
NESSE MOMENTO, SINTO-ME MUITO FRACA, JÁ NÃO CONSIGO PENSAR. MEU CORPO, AGORA, TOTALMENTE ESFACELADO, JOGADO AO CHÃO, SÓ ESPERA A HORA DE ME TRANFORMAREM EM UM MONTE DE CINZAS OU DE QUEM SABE EM UM MÓVEL QUALQUER, SEM VIDA, PARA ADORNAR AS CASAS DESSES ANIMAIS.
Janeide Rocha
17/09/2007

Nenhum comentário: